Logo Bermar-01 TRANSPARENTE.png

O Chile faz parte dos dez maiores produtores de vinho do mundo, produzindo alguns dos melhores vinhos da América Latina.

As primeiras plantações de videiras chegaram ao Chile na época do descobrimento da América, e a produção teve início em Santiago. Inicialmente, a produção era feita em pequenas quantidades, destinada unicamente para consumo familiar e para rituais religiosos.
Foi a partir do século XIX, com a independência do país e a introdução de novas tecnologias para a modernização das vinhas, que o Chile começou a ser reconhecido pela qualidade dos seus vinhos. No entanto, foi só no final do século XX, com a intensificação dos investimentos na qualidade da produção vinícola, que o país começou a sua jornada, tornando-se hoje em dia no quinto maior exportador de vinhos do mundo.

Os melhores produtores do Chile fazem ótimos vinhos acessíveis a qualquer pessoa, uma vez que têm vinhos muito caros e vinhos muito baratos igualmente bons.

Devido à sua extensão em latitude, o país apresenta todos os climas característicos das regiões ocidentais dos continentes, com exceção dos tropicais húmidos e polares.

No norte do país a temperatura média anual é de 18ºC, registando pouca precipitação. Já o centro, tem um clima mediterrâneo, com temperatura média anual de 14ºC. O sul do país regista uma queda de temperaturas e um aumento de precipitação devido à humidade trazida pelos ventos oceânicos do sudoeste. Por último, o extremo sul do país, devido à grande altitude, é dominado por um clima subpolar. Graças ao seu solo, clima e localização bastante específicos, o terroir expressado pelas uvas pode variar bastante, isto é, a mesma casta pode originar vinhos com caráter bastante distinto, podendo ser mais frutado ou ácido de acordo com a região de cultivo.

unnamed.png