Não existe nenhum outro país no mundo com a mesma quantidade de vinhos de alta qualidade como a França, o que faz com que seja provávelmente o melhor produtor de vinhos do mundo. É reconhecido como a maior potência vinícola entre todos os países que produzem vinho, produzindo anualmente, em média, 4,6 biliões de litros.
Há mais de 2000 anos que existe vinicultura em França, no entanto, foi só a partir do ano de 1905 que o governo francês começou a ter um maior controlo sobre a produção e regulamentação, tendo criado em 1935 o Institut National des Appellations d’Origine (INAO), que é quem fiscaliza e regulamenta a produção de vinhos no país.
São várias as regiões produtoras de vinho em França.
- Alsace: as vinhas desta região estão num dos climas mais secos do país, numa zona com pluviosidade muito baixa. Assim, obtém-se uma maturação lenta que favorece estes vinhos de aroma delicado.
- Beaujoulais: zona com solo granítico, que é favorável à casta Gamay. Este é um dos vinhos mais famosos de França, é ligeiro e de sabor frutado.
- Bordeaux: os vinhos de Bordéus são mundialmente famosos. Nesta região com mais de 105 mil hectares, produzem-se vinhos tintos, vinhos generosos e vinhos brancos.
- Bourgogne: tem um grande número de denominações de origem. Os melhores vinhos brancos são de Meursault e Puligny.
- Champagne: região mais a norte de França, em que as principais castas são Pinot Noir, Chardonnay e Pinot-Meunier. A palavra Champagne está associada a vinhos efervescentes, pelo que o vinho não efervescente desta região é conhecido por “Côteaux Champenois”.
- Corsica: no Mediterrâneo, esta ilha reúne condições ideais para a vinha. Uma vez que está muito perto de Itália, a ilha adotou muitas castas italianas como é o caso da Vermentino e Sangiovese.
- Jura: produz em pequenas quantidades excelentes vinhos brancos e tintos. Os vinhos de Jura são consumidos essencialmente em França e são produtos difíceis de encontrar.
- Languedoc-Roussilon: região com 40% da vinha de França, estes vinhos são elegantes e finos.
- Loire: com numerosas sub-regiões, os vinhos do Vale de Loire têm características variadas - desde secos e tranquilos até perfumados e frutados.
- Provence: dada a dimensão desta região e pela diversidade de clima em toda a sua extensão, os vinhos são muito distintos entre si.
- Rhône: de qualidade reconhecida mundialmente, os vinhos desta região têm uma identidade particular, de carácter expressivo.
- Savoie: tendo em conta a sua proximidade com a região de Jura, partilha as mesmas características.
- Sudoeste: de muitas sub-regiões diferentes, os vinhos do Sudoeste podem ir desde licorosos, a brancos frutados, e até tintos espirituosos.