Logo-Serrano-Mira-Invertido-Cor-q81lf9pa8ypidqisbd25gp8ouqtil4s8pawoaeq4gg.png

 

Serrano Mira é o apelido que resulta da união de duas famílias que produzem vinho no Alentejo, há 13 gerações. Serrano Mira é também o nome do grupo vitivinícola liderado por Luis Serrano Mira, que soma a alentejana Herdade das Servas e a Casa da Tapada, na região dos Vinhos Verdes.

Luis Serrano Mira nasceu no seio de uma família de produtores com forte ligação à propriedade rural e ao vinho. Cresceu a observar as suas práticas e a ouvir, com orgulho e atenção, os ensinamentos que bisavós, avós e pais lhe transmitiram. Desde cedo, tomou consciência de que nada se consegue sem trabalho e espírito de sacrifício. Acredita que dedicação e entrega são fatores-chave para a qualidade e consistência de um projeto, elevados ao expoente máximo quando há uma simbiose entre as aprendizagens herdadas e as inovações introduzidas no presente. Considera que esta será a marca do seu tempo e o legado que está a deixar às gerações vindouras.

A ligação da família Serrano Mira a este universo remonta ao ano de 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração. Uma herança que, ao chegar às mãos de Luis Serrano Mira, o motivou a um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro “A história da vinha e do vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667”. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logótipo Serrano Mira e que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também de verdade e esperança.

 

3.png
4.png

HERDADE DAS SERVAS

No Alentejo e sob a chancela Herdade das Servas, a Serrano Mira zela por um património vitivinícola com cerca de 350 hectares, divididos por oito vinhas distintas entre si, mas que se complementam na sua identidade: Azinhal, Cardeira Nova, Cardeira Velha, Clérigo, Judia, Louseira, Pêro Lobo e Servas. Localizadas nos concelhos de Estremoz e Borba, estão instaladas a uma altitude média de 300 metros, entre a Serra d’Ossa e a Serra de São Mamede.

A ligação das vinhas ao vinho é liderada pelo enólogo Renato Neves, em estreita colaboração com Luis Serrano Mira. A Herdade das Servas está equipada com a mais moderna tecnologia de receção, vinificação, estágio e envelhecimento, dando origem a vinhos que aliam tradição e modernidade. Brancos, rosés e tintos chegam, atualmente, ao mercado com as marcas Monte das Servas e Herdade das Servas.

O enoturismo foi, desde sempre, uma peça fundamental deste projeto, com via a receber quem queira conhecer o processo de criação dos nossos vinhos. Há várias provas disponíveis, complementadas com petiscos ou harmonizações vínicas mais exigentes, à mesa do Legacy Winery Restaurant. Liderada pelo chefe Emanuel Rodriguez, apresenta uma cozinha contemporânea, mas inspirada nas tradições da gastronomia alentejana: com alma, originalidade e cheia de sabor.

 

CASA DA TAPADA

Sá de Miranda adquiriu terrenos pertencentes ao Bárrio da Fonte onde, mais tarde, fundou a Quinta Casa da Tapada. Homem de Letras e Humanidades se refugiou na quinta, fugindo da corte e da nobreza. Encontrou na quinta a fauna e flora, distintas na região, se apaixonou pela vida mais tranquila se dedicando à escrita, à agricultura e viticultura. A Casa da Tapada é considerada Imóvel de Interesse Público, e foi a primeira produtora de Vinho Verde Espumante em Portugal.

A Casa da Tapada outrora de Francisco Sá de Miranda foi contruída em 1540 a pedido do próprio poeta. Situa-se em Fiscal, Amares, no distrito de Braga.

Da quinta compõem-se variadas estruturas tais como: a Capela da Nossa Senhora da Guia, a Casa da Eira, a Casa da Confraria e ainda, o Solar. A arquitetura do solar e da capela é maneirista e barroca. O solar dispõe de uma planta em L e dividida em dois pisos.

Na Casa da Tapada o vinho tem sido presença constante. É composta por uma vasta mata centenária e uma vinha que produz distinto vinho verde, grande parte devido à excelente disposição solar, conta com 24 hectares de quinta, dos quais 12 são de vinha e 10 de mata centenária. 

As vinhas instaladas na bacia hidrográfica do rio Cávado, em solos ácidos de origem granítica e de textura franca e o clima temperado com invernos suaves e chuvosos e verões, não excessivamente quentes, proporcionam uma excelente maturação das uvas, dando origem a vinhos límpidos, de cor citrina, frescos e frutados.

2021 Monte das Servas Tinto 750ml .png

Monte das Servas Tinto

0,75Lt

2022 Monte das Servas Branco 750ml.png

Monte das Servas Branco

0,75Lt

2022 Monte das Servas Rose 750ml.png

Monte das Servas Rosé

0,75Lt

HerdadedasServasTinto_Novo.png

Herdade das Servas Tinto

0,75Lt

2022 Herdade das Servas Branco 750ml.png

Herdade das Servas Branco 0,75Lt

Herdade-das-Servas-Arinto_Novo.png
2022  Sangiovese.png
Sem Barrica.png
2016 Alfrocheiro.jpg
Petit Verdot.jpeg

Herdade das Servas Arinto

0,75Lt

Herdade das Servas Sangiovese

0,75Lt

Herdade das Servas Sem Barrica

0,75Lt

Herdade das Servas Alfrocheiro

0,75Lt

Herdade das Servas Petit Verdot

0,75Lt

Reserva Tinto.jpg
Reserva Branco.jpg
vinhasvelhas.png
vinhas velhas branco.jpeg

Herdade das Servas Reserva Tinto

0,75Lt

Herdade das Servas Reserva Branco

0,75Lt

Herdade das Servas Vinhas Velhas Tinto

0,75Lt

Herdade das Servas Vinhas Velhas Branco

0,75Lt

unnamed.jpg
unnamed.png

Capela da Tapada

0,75Lt

Casa da Tapada

0,75Lt